ESTE É ESPECIAL PARA MIM!

19 01 2009

Convosco quero partilhar mais um desabafo de uma professora! Contudo, este tem para mim um significado especial, pois é da autoria de uma amiga e colega de escola!

O que é ser Professor?

É ensinar os alunos com o coração e corrigi-los com a cabeça…

Sabedoria + Firmeza de Carácter

Eis a fórmula do SUCESSO!

Porém, só é possível de levar à prática, com doses infinitas de paciência, disponibilidade total e nervos de aço.

Quem quiser experimentar esta realidade terá de ser capaz de se reinventar, na Escola, a cada momento. Ter presente que, em casa, também é indispensável trabalhar muito, muitíssimo, para a Escola. Todos os dias e mais intensamente aos Fins-de-Semana.

A Família, essa, fica com as migalhas da atenção que restam das 24 horas de um Professor.

Quando caio em mim só posso pensar:

“A mãe, a esposa, a mulher, onde está? “

Quisera a Sr.a Ministra da Educação entrar na aventura de acompanhar os meus “passos”, somente oito dias, que, com toda a certeza não chegaria ao fim, seria vencida pelo desalento. Sim, porque a ficção do Seu Gabinete nada tem a ver com a realidade; sou realmente professora e uma professora real!

É claro, Sr.a Ministra, neste desafio que lhe lanço de me acompanhar, me reservo o privilégio de não a ter por perto nos momentos mais íntimos!!! Mas, em abono da verdade, haverá tempo para isso?

Podem acreditar, os milagres existem!…

Quer avaliar-me? Pois bem, eu não quero brincar às aulas assistidas. Não quero 2 aulas assistidas, mas sim 222 ou 2222, todas! Todas são diferentes e de significativa importância. Não vamos lá com amostras de “fantochadas” para “Inglês ver”…

Tirar ao meu precioso tempo, mais do que necessário para ensinar, horas e horas para “encher” papéis, deixar de ouvir e acompanhar os meus alunos, porque estaria ” excessivamente ocupada” com a avaliação, não, isso não!

No meu dia-a-dia, estão os problemas, os desafios, para formar jovens, pessoas, cidadãos com sentido de justiça, sentido de dever, sentido de responsabilidade e muito SABER… Contudo, a cada um, cabe o direito de lhe ser dado o que de melhor pode ter uma Escola Pública e, esse é, acima de tudo, o meu dever.

Deixem-nos ser Professores, se nos permitirem continuaremos a poder ser Professores EXCELENTES!

Desabafos de uma Professora

do 2º Ciclo do Ensino Básico

em exercício há 21 anos

Acções

Information

3 responses

19 01 2009
mariaflor

Para mim não é um desabafo,é o sentido total de responsabilidade de uma professora,o que talvez a ministra nem saiba o que é,é com muito orgulho de mulher que leio o que uma Mulher escreve sabendo o que diz.

19 01 2009
Ana Freire

A nossa ministra bem sabe o que é ser professora.
Parabéns à nossa colega por saber transmitir tão bem o que é ser professor.
Eu também quero ter mais aulas assistidas, porque todos nós sabemos que, por vezes, há uma em que surge um problema com um aluno e nós temos que ser psiquiatras ou até mães e até só podemos actuar “fora da sala de aula”.
Ora, não nos vão avaliar no “fora da sala de aula”.

19 01 2009
ana

Parabéns pelo texto! É exactamente o mesmo que sinto. Sou Professora há 34 anos.

Deixe uma Resposta

